Estatuto

1. Dos Objetivos:

O Grupo Sabatina é um grupo formado por amigos com objetivo de integração através do futebol que ocorre todos os sábados no Iate Clube Governador iniciando o jogo em torno das 07:00 horas e terminando as 09:00 hora, podendo a critério do clube ser prorrogado por mais meia hora.
Fundado em 9 de novembro de 1985.
O grupo prioriza o respeito mútuo entre os atletas e destes para com o clube e amigos.
 
2. Das Categorias:
O grupo é formado por atletas de três categorias:
2.1 Atletas Efetivos – São aqueles que freqüentam assiduamente os eventos futebolísticos do grupo, entendendo como assiduidade a presença no grupo (jogando ou não) a pelo menos um dos dois últimos  sábados anteriores ao sábado considerado.
2.2 Atletas Esporádicos – São aqueles que se afastam do grupo por mais de um sábado do convívio do grupo, independente dos motivos (trabalho, viagens, contusão, etc).
Atletas Convidados - São aqueles que aparecem pela primeira vez ao grupo.
Observação: Os atletas convidados que participarem dois ou mais sábados contínuos e pagarem suas cotas em dia gozarão dos direitos inerentes aos atletas efetivos a partir do segundo sábado.
2.3 Atletas Associados - Para efetivação do contrato com o clube existe a obrigação do grupo em manter 16 associados ao clube este como pagamento da taxa de manutenção estabelecida e regida pelo estatuto do Governador Iate Clube. Estes 16 associados gozam do mesmo direito que os atletas acima, entretanto, somente gozarão da equivalência se estiverem em dia com as obrigações para com o clube. Para efeito de interpretação deste estatuto estes atletas não são diferenciados dos demais.
2.4 Dependentes  Serão considerados atletas dependentes os filhos e ou enteados dos Atletas associados, gozando dos mesmos direitos destes. Para efeito de interpretação deste estatuto estes atletas não são diferenciados dos demais.
 
 
3. Das Obrigações:
3.1  - Responder pelos seus atos individualmente e pelos atos do grupo solidariamente;
3.2  - Respeitar e se fazer respeitar aos demais membros do grupo, como amigos, atletas, árbitros ou sócios do clube;
3.3  - Respeitar as regras de boa convivência e da prática do esporte estabelecidos pelo grupo;
3.4   - Participar das decisões do grupo em conjunto, expressando opinião, votando e acatando as decisões majoritárias;
3.5   - Respeitar as regras impostas pelo Estatuto e Regimento Interno do Governador Iate Clube;
3.6   - Participar financeiramente com as obrigações pecuniárias do grupo em forma de rateio;
3.7   - Respeitar incondicionalmente as decisões do grupo e de suas comissões.
 
 
4. Das Punições:
Existem alguns tipos de sanções  aplicadas aos atletas independentes da categoria. A saber:
4.1  - Penalidades esportivas
Cartão Amarelo - aplicado ao atleta que cometer infração leve durante uma partida, a critério exclusivo do árbitro.
Cartão Vermelho aplicado ao atleta que receber o segundo cartão amarelo no mesmo jogo, praticar infração grave durante uma partida a critério exclusivo do árbitro. A punição redundará no afastamento do atleta naquele jogo por 5 minutos não sendo acumulativo para outra partida.
Observação: O toque proposital da mão do atleta na bola durante o jogo (exceto o ultimo jogo) que caracterize falta esportiva será considerada uma falta grave sendo o mesmo punido com cartão vermelho. No caso do goleiro a mesma punição será aplicada se o mesmo tocar na bola fora da área. Ocorrendo isto, durante os 5 minutos de afastamento um jogador de linha ocupará a função de goleiro, não tendo nenhum privilégio por isto. A escolha será feita em consenso dentro da equipe
4.2  - Penalidade disciplinar
Advertência públicaCaso a Comissão de Disciplina opte por punir o atleta por um falta com Advertência Pública a mesma consistirá em divulgar publicamente a penalidade de forma a coibir reincidências do mesmo ou de outro atleta.
Suspensão O atleta que cometer falta grave será punido com suspensão ficando o quantum de punição a critério da Comissão de Disciplina;
Expulsão - Aplicada ao atleta que exageradamente agrida ou desrespeite o grupo ou ao clube a critério do grupo e da diretoria do clube respectivamente. A punição é definitiva e poderá ser aplicada em qualquer dependência do clube, durante o jogo ou não.
Observação A saída acintosa de campo de forma intempestiva durante o jogo, é considerado falta disciplinar, sujeito a penalidades disciplinares a critério da comissão de disciplina.
 
 
5. Da Gestão:
A gestão do grupo será feita por um sócio escolhido por eleição ou voluntário que se prontifique a gerir o grupo procedendo às cobranças devidas e aos pagamentos pertinentes, além de ser o porta voz do grupo junto ao Governador Iate Clube e aos demais atletas.
Observação 1: Em algumas situações o gestor poderá solicitar a atleta (s) ajuda e colaboração voluntária no cumprimento de sua missão de gestão, formando comissões especificas.
Observação 2: O trabalho de gestor não será remunerado.
Observação 3. A gestão do grupo é por prazo indeterminado e será continua até que o grupo em conjunto opte por substituir o gestor indicando outro ou, a critério deste quando for de seu interesse em se desligar da gestão do grupo.
Observação 4: O gestor poderá instituir tantas comissões eu julgar necessária, escolhendo seus membros e definindo tarefas, podendo a qualquer momento substituir  sua composição.
 
 
6. Das Despesas e Receitas
Nas despesas e receitas do grupo todos farão parte indiscriminadamente, a saber:
6.1. Receitas
6.1.1 -Pagamento dos atletas todos (exceto os goleiros efetivos e não substitutos) participam com pagamento da taxa estabelecida pelo gestor do grupo.
Podendo ser estabelecido valores diferenciados entre sócios do clube e não sócios, pagamentos por mês ou por sábado.
Observação 1: O pagamento da cota do jogo será procedido todo sábado pelos atletas que optem por pagamento por sábado ou até o primeiro sábado do mês para os efetivos. Caso algum atleta deixe de pagar na data estabelecida como vencimento a cobrança será feita no próximo sábado. O não pagamento sujeitará a critério do gestor ou de comissão por ele designada na suspensão do primeiro jogo no sábado seguinte ao não pagamento.
Observação 2Os valores correspondentes a eventos são tratados em particular em cada caso.
 
6.1.2 - DoaçõesQualquer atleta poderá fazer doações para o grupo o que incorporará o saldo financeiro do grupo ou a seu patrimônio em caso de doação de materiais esportivos...
 
6.2  Despesas
6.2.1 - Pagamento do clube - O valor a ser pago ao Clube será sempre o resultado de negociação feita pelo gestor ou membro de comissão designado para tal, com a administração do Clube.
O pagamento do aluguel do campo ao Clube será pago até o segundo sábado do mês a vencer.
 
6.2.2 - Material esportivo-  Toda despesa decorrente de compra de bolas, apito, cronômetro, etc de uso comum será despesa do grupo sendo arcada pelo caixa geral do grupo.
 
6.2.3 - Uniformes O Grupo em decisão por maioria pode alterar o uniforme. As camisetas por serem de uso padronizado são adquiridas pelo grupo e fornecida aos atletas contra pagamento de reembolso. Quando houver patrocínio, o valor deste será deduzido no valor da cobrança ao atleta. O atleta que não pagar o valor correspondente da camiseta poderá ser impedido de jogar a primeira partida até o pagamento da mesma, desde que o grupo seja notificado com 15 dias de antecedência, independente da sua presença ou não nos dias de notificação.
 
6.2.4 - Eventos Sociais – Os eventos sociais, quer sejam os mensais, esporádicos ou anual em comemoração ao aniversario do grupo, terá sua despesa cobrada em forma de rateio aos participantes e seus familiares e convidados, os valores são definidos previamente por uma comissão de festas. Qualquer saldo positivo resultante da arrecadação de festas será incorporado à receita do grupo e em caso de déficit será rateado entre os participantes.
 
 
7. Da Partida:
A partida será disputada em um único tempo de 30 minutos acrescidos de prorrogação a critério do árbitro, com 10 jogadores de linha mais o goleiro por equipe.
O jogo poderá ser iniciado ou reiniciado se uma ou as duas equipes estiverem com 9 ou mais atletas incluindo o goleiro, não podendo dar continuidade ao jogo quando o número de atletas for inferior a este em uma ou nas duas equipes.
Quando o número de atletas não permitir que se tenham as equipes completas, o jogo poderá se desenvolver na metade do campo com número de atletas por equipe reduzido.
O uso de metade do campo não muda os demais critérios desse estatuto
 
 
8. Do Uniforme:
Os atletas só poderão participar do jogo se estiverem completamente uniformizado. Caberá ao árbitro retirar de campo o atleta não uniformizado, solicitar substituição deste ou exigir que o mesmo corrija seu uniforme.
8.1 - Camisa – As camisas serão as fornecidas ao grupo na cor vermelha e verde, não podendo ser usado outro tipo de camisa.
Observação: a troca de camisa entre os atletas é permitida a critério destes atletas envolvidos na troca.
8.2 - Short – O short do uniforme é de cor preta, sendo tolerado shorts com emblemas, escudos ou dizeres de propaganda ou de clubes desde que a cor predominante seja o preto.
8.3 - Meias -  As meias serão do tipo meião que cubra toda a perna, na cor preta, sendo tolerado uso de meias com emblemas ou escudos de clubes desde que a predominância de cor seja a preta.
Observação 1: as meias do uniforme deverão cobrir toda a  perna, não sendo permitida meias sociais que não cumpram o estabelecido bem como, meias soquetes.
8.4 - Chuteira – Somente será permitido o uso de chuteiras de futebol society, não sendo permitido o uso de chuteiras  com travas.
Observação 2: É tolerado o uso de tênis.
Observação 3; É livre a escolha do uniforme de goleiros, quanto ao tipo e cor.
Observação 4 :  Não é permitido jogar descalço. O arbitro fará sair de campo aquele que esteja em desacordo com este Estatuto.
Observação 5 :  O número reduzido de atletas não pode ser usado como justificativa para que algum item deste Estatuto deixe de ser respeitado no tocante a uniformes
Observação 6: É facultativo o uso de caneleiras, cotoveleiras, luvas e short de proteção em lycra.
Observação 7: As regras estabelecidas para uniforme neste Estatuto valem para todas as partidas independente de ser a primeira ou a última.
Observação 8: Caso o árbitro não tenha percebido que algum atleta esteja com o uniforme fora do especificado neste Estatuto, o Grupo através da Comissão de Futebol ou da Comissão de Disciplina na ausência da primeira, intervirá exigindo do árbitro providências quanto ao cumprimento do Estatuto.
 
 
9. Do Árbitro
O árbitro será um atleta que estiver fora da partida e que seja voluntário para atuar como tal no jogo.
O árbitro poderá ser auxiliado por bandeirinhas, não obrigatório.
O árbitro poderá solicitar a alguém de fora da partida que monitore o tempo de jogo.
As decisões do árbitro deverão obrigatoriamente ser respeitadas, não sendo permitidas sob quaisquer argumentos agressões físicas ou com palavras ao árbitro, facultando a este as medidas punitivas esportivas que julgar necessária. Deixando para a Comissão de Disciplina as decisões caso as agressões ultrapassem as de cunho esportivo e torne disciplinar.
O árbitro poderá ser substituído por outro durante o jogo, bastando que haja manifestação do que sai e somente por interesse deste.
A Comissão de Futebol poderá auxiliar o árbitro porem, não interferirá em suas decisões desde que as mesmas não conflitem com as regras estabelecidas neste Estatuto.
 
 
10. Da Escalação
Todos os atletas, independentes da categoria, colocarão seu nome numa relação em ordem de chegada, exceto os goleiros que pelo número de atletas desta posição por si só já fazem a sua respectiva escalação.
Os atletas que tenham dois ou mais sábados que não comparecem ao grupo, perderão a vez para os demais que freqüentam os jogos assiduamente (tem vindo ou faltado um dos dois últimos sábados), sendo escalados somente para os jogos seguintes conforme estabelecido neste capitulo, entretanto, os mesmos passam a readquirir o status de assíduo a partir das 06:45 horas, ou seja, se o time ainda não estiver completo às 06:45 horas estes atletas respeitada a ordem de chegada passam a fazer parte do grupo do primeiro jogo.
 
Tendo em vista que existem dificuldades de anotar a chegada dos Atletas no portão do clube, bem como, existe a possibilidade de alguém por telefone ou recado avisar que estará chegando, e, às vezes nem aparece, fica definido e entendido que a marcação é feita no ponto de encontro do Grupo, porem, a ordem de  chegada para marcação na lista de atletas é obrigatoriamente a passagem pelo portão do Governador Iate Clube.
 
É única responsabilidade e dever do atleta buscar inscrever seu nome na lista e observar se o mesmo foi aposto, sob pena de perder a colocação na escala.
 
Caso algum atleta resolva voltar em casa para buscar algo ou se ausentar do grupo por qualquer outro motivo, somente participará do primeiro jogo se voltar antes de 06:45 horas ou de ter iniciado a partida, o acontecer primeiro, fora isto, ele fará parte da equipe do segundo jogo respeitada a ordem de chegada.
 
Observação: Caso o numero de goleiros seja inferior a dois, qualquer um atleta voluntário, independente da categoria poderá atuar como tal.
 
v  Primeiro Jogo:
Para o primeiro jogo, serão selecionados e divididos segundo posições, idade e performance de futebol, os 20 primeiros atletas que chegaram e que pertençam a categoria dos efetivos e não estejam sofrendo punição por falta de pagamento. A divisão das equipes somente ocorrerão a partir de 06:45 horas quando já estiver definidos os elegíveis para a primeira partida. Podendo ser antecipado se o número de atletas assim permitir.
Observação 1: não completando os 20 como efetivos passarão as vagas remanescentes a serem ocupadas por atletas esporádicos respeitada a ordem de chegada destes.
Observação 2: Se mesmo assim ainda houverem vagas remanescentes estas serão preenchidas por atletas convidados, respeitada a ordem de chegada destes.
Observação 3: Se mesmo assim ainda houverem vagas remanescentes estas serão preenchidas por atletas suspensos, respeitada a ordem de chegada destes
Observação 4: Permanecera em campo a equipe vencedora. Em caso de empate a disputa será no “cara ou coroa”.
 
v  Segundo Jogo:
Para o segundo jogo a equipe será formada dando prioridade a qualquer atleta que tenha voluntariamente atuado como goleiro na partida anterior e que manifeste o interesse de jogar na linha. As vagas restantes serão ocupadas primeiramente pelos atletas efetivos, em seguida pelos esporádicos, e por fim os convidados e suspensos por falta de pagamento que ainda não jogaram, respeitada a ordem de chegada.
Observação: Caso haja vagas remanescentes estas serão ocupadas pelos atletas da equipe que sai do jogo respeitada a ordem de chegada.
 
v  Terceiro Jogo:
Para o terceiro jogo a equipe será formada dando prioridade a qualquer atleta que tenha voluntariamente atuado como goleiro na partida anterior e que manifeste o interesse de jogar na linha. As vagas restantes serão ocupadas pelos primeiramente pelos atletas efetivos, em seguida pelos esporádicos, por fim os convidados  e suspensos por falta de pagamento que ainda não jogaram, respeitada a ordem de chegada. Em caso de empate entre jogadores que tenha o mesmo numero de jogos, a prioridade será dada a aquele que chegou primeiro.
Observação 1: Caso haja vagas remanescentes estas serão ocupadas pelos atletas da equipe que sai do jogo respeitada a ordem de chegada.
Observação 2:  Qualquer atleta que chegar, independente da categoria, depois de encerrada alguma partida, perderá a prioridade para aqueles que jogaram e aguardam uma volta ao campo noutra partida.
 
v  Quarto Jogo:
Para o quarto jogo a equipe será formada dando prioridade a qualquer atleta que tenha voluntariamente atuado como goleiro na partida anterior e que manifeste o interesse de jogar na linha. As vagas restantes serão ocupadas pelos demais atletas efetivos, esporádicos, convidados  e suspensos por falta de pagamento que ainda não jogaram, respeitada a ordem de chegada. Respeitando sempre ordem de chegada.
Observação 1: Caso haja vagas remanescentes estas serão ocupadas pelos atletas da equipe que sai do jogo respeitada a ordem de chegada.
Observação 2:  Qualquer atleta que chegar, independente da categoria, depois de encerrada alguma partida, perderá a prioridade para aqueles que jogaram e aguardam uma volta ao campo noutra partida.
Observação 3: Entre atletas que já tenham jogado sempre a prioridade será daquele que tem mais tempo aguardando o jogo e em caso de duvidas a ordem de chegada.
Em caso de duvida entre prioridade de atletas prevalecera a ordem de chegada.
Observação 4: Para o sábado subsequente àquele em que não houve futebol por falta de quorum devido a chuvas as regras serão especificas e contidas em capitulo especial deste regulamento.
Observação 5. Caso algum atleta de linha opte por jogar no gol deverá negociar sua vaga com algum goleiro efetivo que esteja presente, sendo a prioridade dada ao goleiro, porem, se houver falta de goleiro e a atuação for em caráter de substituição, compete ao atleta que participa no gol sua decisão de continuar no gol ou jogar na linha, respeitadas as demais regras deste estatuto.
 
 
11. Dos Dias de Chuva
Em dias chuvosos, cuja  freqüência dos atletas, num todo, não atinjam o número mínimo de participantes para a realização do esporte, haverá uma situação pontual a ser estabelecida. Assim, esses atletas, independente da categoria, mesmo suspensos por falta de pagamento, terão prioridade no sábado seguinte no primeiro jogo, como se mais cedo chegassem em relação ao primeiro que chegar.
Observação 1: Este  privilégio somente será respeitado até as 06:45  horas, valendo a ordem de chegada destes, independente da ordem de chegada do sábado anterior. Os atletas presentes no sábado anterior que chegarem após as 06:45 horas comporão a relação normalmente, perdendo o direito a prioridade.
Observação 2: Caso no sábado seguinte não haja futebol pelo mesmo motivo, a lista de presença do sábado anterior será desprezada, prevalecendo para o sábado seguinte a lista deste sábado referido.
Observação 3: Haverá um consenso entre os atletas que vierem ao sábado que não tenha futebol em limitar o momento de aguardo para complementar a equipe, assim, a hora em que a maioria decidir ir embora, será considerado os que já foram e os que saírem naquele momento da decisão, não sendo contemplado os que chegarem após esta decisão.
 
 
12. Das Regras
Serão válidas todas as regras de futebol, incluindo cobrança de córner, lateral, tiro de meta, penalidade máxima, atraso de bola para o goleiro, saída de bola, cobrança de penalty sem “paradinha”, gol olímpico, etc.
Observação 1.Uma exceção à regra é a cobrança de falta – todas as faltas poderão ser  cobradas de forma direta, independente da posição.
Observação 2: Em caso de empate da primeira partida a decisão será do “cara-ou-coroa” com a participação do árbitro. Somente o árbitro poderá declarar qual será a equipe vencedora, sendo inválidas todas as outras disputas que não aquela em que o mesmo tenha participado.
Observação 3: Excetuando o primeiro jogo, toda equipe que participar seguidamente de dois jogos ficará de fora no próximo jogo, salvo se faltar equipe para o jogo seguinte, ou que os atletas complementem a equipe que entra.
Observação 4: Qualquer atleta poderá ser substituído se houver interesse do que sai, independente do motivo. O atleta substituto será escolhido entre os que estejam do fora segundo a seguinte regra:
-          Se o atleta que sai for da equipe que abandonará o jogo ao término deste, a prioridade será do ultimo que tiver chegado.
-          Se o atleta que sai for da equipe que permanecerá em campo a prioridade será entre os que estejam de fora por ordem de chegada.
Observação 5: A barreira por ocasião da cobrança da falta será de 8 passos marcados pelo árbitro.
Observação 6: Caso o goleiro pegue com as mãos uma bola atrasada propositadamente pelo jogador de linha, haverá uma cobrança de falta com tiro livre direto, podendo a barreira ficar na linha embaixo da trave, independente da distância da batida de falta.
Observação 7: Não haverá linha de impedimento.
Observação 8: Só será permitida a participação de menores de 18 anos nas partidas se autorizado formalmente pelos pais ou responsáveis, onde estes assumirão integralmente os riscos de contusões com seus filhos, isentando o Grupo de responsabilidade dentro ou fora da esfera judicial.
 
 
13. Da Identificação:
O Grupo Sabatina é identificado pelo seu Brasão que consiste em dois círculos, o menor inscrito no maior, mantendo uma distância entre eles de forma a conter a inscrição em formato circular com seu centro na parte superior da diagonal vertical “GRUPO SABATINA” e da mesma forma no centro da citada diagonal na parte inferior inscrito o ano da sua fundação “1985”. No circulo central em letras maiores a inscrição “GS”;
O Grupo Sabatina tem como marca de identificação a sua bandeira que consiste em um lábaro retangular dividido ao meio diagonalmente, sendo a parte superior da diagonal em cor verde e a parte inferior em cor vermelha e aposto na parte superior do lado do mastro a inscrição do seu Brasão.
O Grupo Sabatina também poderá adotar hino com sua identificação.
 
 
14. Da Vigência:
Embora as regras do grupo estivessem já estabelecidas e respeitadas sem um estatuto definido formalmente, houve a necessidade de formalizar o mesmo.
Este Estatuto passa a vigorar a partir de sua divulgação e poderá ser alterado em qualquer época por sugestão de qualquer componente do grupo e alterado após reunião e discussão em fórum aberto com pauta na presença de 2/3 dos associados pagantes e em dia presentes, e/ou com consenso de suas Comissões representantes tendo vigência por prazo indeterminado.