História

Grupo Sabatina


Nos idos de 1985, um grupo, que viajava costumeiramente no ônibus fretado no trajeto Ilha-Centro, sob o comando de Celsinho, resolveu alugar a quadra do Governador Iate Clube para jogos de futebol de salão. Estes jogos prevaleceram por cerca de dois meses, ocasião em que o campo de futebol ainda em grama surrada, vagou. A Diretoria do Clube então ofereceu o campo ao Grupo. Ficou combinado entre os presentes de que no sábado seguinte, todos iriam para o campo. No tal sábado, dia 9 de novembro de 1985, somente compareceram Pedro Bergo, Sérgio Pina, Célio, Sales, Agostinho, Luiz Roberto, Augusto Viana, Felipe e Luiz Fernando, número insuficiente para o futebol. Este grupo resolveu assinar por conta e risco o contrato com o Clube, por prazo indeterminado, válido até os dias atuais. Nosso horário seria o que permanece até hoje e cada membro sob a presidência do Pedro Bergo se encarregaria de trazer parentes e amigos para formar equipes de futebol, ainda não havia uniformes, regras e árbitros.  

Assim nascia o Grupo Sabatina que levou este nome no dia da assinatura do contrato. No ano de 1991 começou o uso da primeira camisa do Grupo e em 1993 foi estreado os jogos com árbitros e o primeiro juiz foi o Gugu (Carlos Augusto) hoje afastado do grupo. 

Embora várias regras existissem e eram informalmente respeitadas somente em fevereiro de 1995, portanto 10 anos após a fundação, foi redigido o primeiro estatuto do Grupo, reformulado em 2005, vigente até os dias atuais. Antes apenas alguns regulamentos e regras não formais.

 Durante as primeiras décadas o Grupo enfrentou políticas no Clube no interesse de nosso privilegiado horário, mas sempre foi revertida a situação de forma diplomática e amistosa sem a necessidade de uso de legalidade. 

De dezembro 2007 a junho de 2008 campo passou por uma considerável reforma recebendo grama sintética (o melhor e um dos maiores campos sintéticos do Rio de Janeiro com 4025 m²), foi ampliado o que permitiu jogo com 11 atletas ao invés dos 9 que jogavam antes e uma considerável qualidade de praça esportiva. Durante o período de reforma do campo o Grupo não se desfez, todos foram para um campo público menor que o original sempre com o objetivo de manter viva a ideologia implantada em 1985. 

A boa relação que o Grupo mantém com a Diretoria do Clube, sua filosofia esportiva e a amizade e respeito mútuo fazem do Grupo Sabatina parte da sua história e da própria história do Clube.

Em 2010 foi criada a bandeira e o escudo do grupo.

 Abaixo, o primeiro recibo e a primeira lista de integrantes.